Projeto "Passagem"

Passagem: Uma Representação do Tempo no Espaço Tridimensional

O "Passagem" trata-se de um projeto multimídia composto principalmente por uma ação de criação de esculturas e deslocamento entre lugares. Nele, eu crio uma possível representação tridimensional de um conceito muito subjetivo como “a passagem do tempo” enquanto faço esta jornada espiritual simbólica através as paisagens distintas que fizeram parte da minha vida: a cidade, o campo e a praia.

Esse processo foi então traduzido em alguns formatos diferentes: três colagens digitais, uma coleção de fotos documentais, um vídeo e um artigo.

O projeto foi resultado da pesquisa realizada para o trabalho de finalização do curso Superior em Escultura pela EMBAP/UNESPAR.

Agora, pela primeira vez, o projeto completo está disponível nesse site para ser observado por você. Leia o artigo clicando no botão a baixo e continue rolando para ver as partes do trabalho.

IMG_9968.JPG
 

Vídeo

O vídeo mistura os três destinos da viagem enquanto carrego as esculturas e as deixo interagir com a paisagem. Visitei Curitiba, cidade onde nasci e capital do estado do Paraná; Palmeira, uma pequena cidade do interior onde fui criado e onde vivem os meus pais; e Superagui, uma reserva natural costeira habitada apenas por pequenos grupos de pescadores. Compus e gravei a trilha sonora sozinho fazendo um experimento com sobreposição de diferentes compassos e texturas musicais.

 
Artes visuais
Assista agora
 

Fotos documentais

As fotografias são o registo mais formal da viagem, tiradas por mim ou pelas pessoas que me acompanharam como forma de representar a forma mais comum de recordar uma viagem. Pela primeira vez elas estão disponíveis em seu arquivo completo.

 
 

Colagens digitais

As colagens digitais são chamadas de “Memória-Agora-Lá fora” como alusão ao passado, presente e futuro. Cada um enfoca diferentes aspectos da viagem: as paisagens, as esculturas sobrepostas e as pessoas que me acompanharam em cada lugar.